Ações de Liderança

PERCEPÇÕES DO BRASIL

O objetivo: Incorporar a sustentabilidade no núcleo da estratégia e das operações de negócios

 

Brazil Insights Introduction     All Local Insights     Global Insights

 

Estabelecer as bases     Definir o plano     Possibilitar a mudança

 

A sustentabilidade deve ser uma vertente crítica da estratégia de negócios, motivando a transformação das operações e dos modelos de negócios e garantindo que todas as oportunidades sejam avaliadas através de uma lente de sustentabilidade.

Existem três áreas principais de ação nas quais os líderes devem se concentrar para impulsionar o progresso na jornada de sustentabilidade de sua organização.


01. Estabelecer as bases: incorporar a sustentabilidade à capacidade e à cultura da liderança

As organizações precisam tomar medidas combinadas para incorporar a sustentabilidade às estruturas que determinam como os líderes são selecionados, promovidos, recompensados e desenvolvidos. Também devem garantir que a cultura e a dinâmica da equipe de liderança permitam que executivos e diretores do Conselho se envolvam de forma produtiva com os desafios e oportunidades da sustentabilidade.


Seleção e sucessão

Recompensas

Desenvolvimento

Investimento em talento

Eficácia da equipe

Atualizar as estruturas de seleção e sucessão para considerar o potencial e o histórico de liderança sustentável dos indivíduos e permitir que o Conselho e a alta administração apliquem a sustentabilidade como um critério-chave ao selecionar e promover líderes.

Integrar a sustentabilidade aos objetivos, incentivos e remuneração do CEO e da equipe executiva. Recompensar e promover aqueles que lideram de forma sustentável.

Avaliar e corrigir as deficiências da liderança nas mentalidades, competências e atributos necessários para liderar de forma sustentável. 

Fazer investimentos disruptivos de longo prazo em talento, liderança e cultura. Isso pode significar criar cargos ou funções, promover mandatos existentes ou investir em novas ferramentas para apoiar uma transformação sustentável.

Investir na compreensão das expectativas, prioridades, personalidades e capacidades individuais dos membros da equipe de liderança a fim de aproveitar e direcionar suas capacidades coletivas a serviço da sustentabilidade.

  

02. Definir o plano: conectar as prioridades de sustentabilidade ao principal

A sustentabilidade é um espaço complexo, cobre uma série de questões ambientais, econômicas e sociais, bem como uma grande rede de stakeholders, desde investidores, reguladores e clientes até funcionários. Isso torna o estabelecimento e a definição de uma estratégia clara uma tarefa difícil.

 

Conectar-se ao principal

Impulsionar a criação de valor

Envolver o Conselho

Ser específico

Orientar sua estratégia de sustentabilidade em torno do negócio principal de sua empresa e áreas de vantagem competitiva atuais ou futuras.

Começar com a redução de impacto, mas se esforçar para atingir metas que criem valor agregado comercialmente, ambientalmente e/ou socialmente, oferecendo novas soluções para problemas.

Certificar-se de que o Conselho administrativo tenha uma participação ativa no estabelecimento de prioridades e um papel claro a desempenhar para alcançá-las.

Transformar as metas de sustentabilidade de toda a empresa em ações concretas e objetivos mensuráveis que líderes e funcionários possam sentir em seu trabalho diário.

 

03. Possibilitar a mudança: Comunicar-se e construir o engajamento dos funcionários

Os funcionários costumam ser muito mais céticos sobre as ações de liderança e o progresso em sustentabilidade do que os próprios líderes. É crucial que os líderes tornem os funcionários e as comunidades em que operam o centro de como constroem e comunicam suas estratégias de sustentabilidade.

Avaliar a cultura e o envolvimento

Pessoas no centro

Aproveitar os funcionários para impulsionar a inovação

Tratar o engajamento dos funcionários como um imperativo estratégico

Usar ferramentas analíticas de cultura avançadas para obter uma análise profunda de como os funcionários realmente estão conectados ao propósito da organização e se os comportamentos e valores corretos estão se manifestando.

Fazer das pessoas o centro das estratégias de comunicação e engajamento; considerar abordagens de baixo para cima, não de cima para baixo, para mobilizar funcionários. 

Certificar-se de aproveitar a diversidade de perspectivas e soluções que funcionários de todas as origens, e em todas as redes, podem oferecer.

Metas estratégicas (sustentáveis ou não) são mais difíceis de alcançar quando a força de trabalho não está envolvida. Prestar atenção às questões de diversidade, equidade e justiça. 

 

rra-background-blue-1-2021.jpg

Pronto para começar?

Estamos ansiosos para nos conectar com você sobre liderança sustentável.