Divisões e Dividendos Brasil

O Brasil emergiu como um líder em sustentabilidade. Mas este não é um momento para complacência.

 

All Local Insights     Global Insights

 

Estamos à beira de uma nova era de negócios. A sustentabilidade surgiu como a questão definidora de nosso tempo - uma que oferece uma oportunidade única de mudança. As empresas têm atualmente a responsabilidade e a oportunidade de olhar além dos lucros e do desempenho trimestral para entregar valor genuíno de longo prazo para todas as partes interessadas: funcionários, clientes, fornecedores e comunidades locais.

De muitas maneiras, o Brasil fez um bom progresso em direção a negócios sustentáveis. Somos um líder global na transição para energia verde. E, como exportadoras de longa data, nossas organizações necessitam se transformar para atender aos altos padrões de sustentabilidade exigidos internacionalmente. À medida que a pandemia de Covid-19 se revela, amplas disparidades sociais, econômicas e de saúde continuam a dividir nossas sociedades. Embora as organizações tenham sido rápidas em promover suas agendas de sustentabilidade, claramente há mais a ser feito.

Diante desse cenário, a Russell Reynolds Associates decidiu entender o estado real da sustentabilidade nas organizações de 11 países. Ao pesquisar três grupos distintos de forma cruzada- executivos C-Level, líderes da próxima geração e funcionários - pudemos entender o que a força de trabalho global pensa sobre a maturidade da estratégia de sustentabilidade de sua organização e a capacidade de seus líderes de promover a agenda da sustentabilidade.

No Brasil, surgiram três temas:

  01. Macro, Micro e “Eu”

Os líderes e funcionários de C-Level concordam que a poluição e o desmatamento/perda da biodiversidade são as maiores ameaças ao futuro da sociedade e que a pandemia global e a escassez de trabalhadores com habilidades em demanda são os principais desafios que afetam sua organização. Mesmo assim, os funcionários também desejam ver ações sobre questões que afetam suas vidas diárias. Os líderes devem garantir que suas estratégias de sustentabilidade sejam uma ponte entre as prioridades macro e micro.

Ver resultados e dados da pesquisa


  02. Gestão da Marca versus Criação de Valor

Globalmente, a maioria das organizações afirma que suas atividades de sustentabilidade são impulsionadas por preocupações com a gestão da marca. Mas, no Brasil, os líderes executivos são motivados a agir porque acreditam que a sustentabilidade vai desencadear valor para as pessoas, o planeta e o lucro. Isso coloca as organizações brasileiras em uma posição favorável para realizar a transição para negócios sustentáveis com muito mais rapidez do que suas contrapartes globais.

Ver resultados e dados da pesquisa


  03. Líderes da Próxima Geração na Vanguarda

Os líderes brasileiros da próxima geração provavelmente ascenderão ao C-Level com consideravelmente mais experiência em sustentabilidade do que seus pares globais: 58% tiveram três ou mais responsabilidades profissionais relacionadas à sustentabilidade nos últimos dois anos, significativamente à frente da média global (40 %). Essas experiências serão uma fonte significativa de força para acelerar as estratégias de sustentabilidade na próxima década e além.

Ver resultados e dados da pesquisa


Claramente, as organizações brasileiras alcançaram muito mais, rapidamente do que suas contrapartes globais. Mas, embora o Brasil tenha potencial para se tornar um protagonista em sustentabilidade, os líderes devem primeiro navegar por complexidades consideráveis - desde turbulência política e econômica até burocracia organizacional e culturas empresariais de lenta mudança. Dada a escala dos desafios ecológicos, econômicos e sociais no Brasil e no mundo, este não é um momento para complacência.

As organizações devem continuar comprometidas com essa jornada ambiciosa e necessária. As estratégias de sustentabilidade devem refletir a amplitude dos desafios globais, conforme estabelecido pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Objetivos e KPIs devem ser rigorosamente desenvolvidos e aplicados. E cada nível da organização deve trabalhar em sincronia com essa visão. Só então as empresas criarão uma verdadeira cultura de sustentabilidade.

Alcançar uma transformação nesta escala requer uma liderança corajosa. Agora é a hora de os líderes empresariais serem mais ousados e corajosos em suas ambições de sustentabilidade. Precisamos que mais líderes despertem para o potencial da sustentabilidade de agregar valor às pessoas, ao planeta e ao lucro. E precisamos que mais líderes promovam atualizações radicais nos modelos de negócios e cumpram sua responsabilidade de construir um mundo mais forte e resiliente para todos.

Mariane Montana 
Russell Reynolds Associates

 


 

Sobre o estudo

O business case para sustentabilidade é inegável. Os líderes que eliminarem as divisões que ameaçam nossas sociedades globais renderão dividendos significativos em três linhas.

Em uma grande pesquisa global com executivos C-Level, líderes da próxima geração e funcionários, revelamos como os líderes podem aproveitar esta oportunidade:

  • Quais são as divisões ambientais, sociais e econômicas que os líderes devem resolver?
  • O quão prontos estão os líderes para avançar a agenda de sustentabilidade?
  • Quais ações os líderes devem realizar para entregar valor duradouro para as pessoas, o planeta e o lucro?

O estudo foi conduzido com 9.500 funcionários e líderes da próxima geração em 11 mercados em crescimento e maduros de 16 de abril a 12 de maio de 2021.

 


 

Defining Moments Video
Reflections on Sustainable Leadership | Tarcila Ursini - Chief Purpose Partner - EB Capital

 

 

rra-background-blue-1-2021.jpg

Pronto para começar?

Estamos ansiosos para nos conectar com você sobre liderança sustentável.