Gestão da Marca Versus Criação de Valor

PERCEPÇÕES DO BRASIL
O que está motivando as ações de sustentabilidade das organizações?

 

Brazil Insights Introduction     All Local Insights     Global Insights

 

A sustentabilidade está evoluindo rapidamente de uma questão ecológica para um imperativo empresarial. Há evidências claras de que as organizações que incorporam a sustentabilidade à estratégia de negócios desfrutarão de benefícios substanciais em seus resultados financeiros. Os líderes estão prontos para aproveitar esta oportunidade?

No Brasil, 50% dos líderes C-Level afirmam ter uma estratégia de sustentabilidade que foi posta em prática e claramente comunicada - acima da média global (43%). Outros 49% afirmam que seu CEO está pessoalmente comprometido com o avanço da sustentabilidade e que houve progresso na organização.

Existência de Estratégias de Sustentabilidade

Porcentagem que Indica que Há uma Estratégia de Sustentabilidade em Vigor que foi posta em prática e claramente comunicada

figure 4

 

CEO Comprometimento com Sustentabilidade

Porcentagem Indicando que o CEO está pessoalmente comprometido com a sustentabilidade e houve progresso

figure 5

Olhando para o futuro, os líderes C-Level também estão otimistas sobre a jornada de sustentabilidade de suas organizações: 50% dizem que esperam que sua organização faça um grande progresso/progresso significativo para incorporar a sustentabilidade na estratégia de negócios nos próximos cinco anos - acima da média global (39%).

C-suite Percepção do Progresso Antecipado das Estratégias de Sustentabilidade Perspectiva de 5 anos

figure 6

As organizações no Brasil parecem estar à frente da curva no que diz respeito à compreensão dos benefícios dos negócios sustentáveis. Entre os 11 mercados que pesquisamos, as organizações costumam dizer que seus esforços de sustentabilidade foram impulsionados por preocupações de gerenciamento de marca - elas queriam ser vistas como socialmente responsáveis ou respeitáveis e usar a sustentabilidade para se diferenciar competitivamente.

Ainda assim, no Brasil, os líderes C-Level são mais propensos a dizer que seus esforços de sustentabilidade são motivados pela criação de valor: 35% são levados à ação porque querem ter um impacto positivo criando produtos/serviços sustentáveis ou criando oportunidades e acesso para grupos desfavorecidos ou carentes. Em comparação, 28% dizem que as preocupações com o gerenciamento da marca ou a prevenção de riscos definem a agenda.

C-suite Percepções da Força Motriz Por Trás da Abordagem da Empresa para a Sustentabilidade

 

figure 7

O fato de as organizações brasileiras compreenderem como a sustentabilidade pode impulsionar o crescimento dos negócios é uma fonte significativa de força. Nossa pesquisa global mostra que quando a criação de valor é a força motriz por trás da abordagem da empresa à sustentabilidade, muito mais progresso é esperado na integração total da sustentabilidade à estratégia e às operações da empresa. As organizações brasileiras estão prontas para liderar o caminho global na transição para negócios sustentáveis.

Progresso Antecipado pela Força Motriz de Estratégia de Sustentabilidade Porcentagem Indicando Muito Avanço ou Progresso Significativo

 

figure 8

 

     
 

Ações

  • Definir através de auditoria onde está sua organização no ciclo de vida da sustentabilidade, com um foco específico na distinção entre ações de nível superficial ou de curto prazo e investimentos profundos na mudança de procedimentos operacionais organizacionais e modelos de negócios.

  • Garantir que o Conselho e a equipe executiva assinem uma estratégia de sustentabilidade confiável para definir as áreas de sua organização que passarão por transformação, incluindo modelos de negócios e operacionais, estruturas de liderança e cultura. 

  • Determinar o nível de compreensão e aceitação de sua estratégia de sustentabilidade em vários níveis dentro da organização. Aproveite as áreas de ceticismo como oportunidades para aprimorar seus planos.
 
     

 

rra-background-blue-1-2021.jpg

Pronto para começar?

Estamos ansiosos para nos conectar com você sobre liderança sustentável.